quarta-feira, 13 de julho de 2011

Brincadeiras de antigamente.

Antigamente não existiam muito brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade. As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias.
Se você quer que seus filhos retomem as brincadeiras do passado, nada melhor do que tirar algum tempo e ensinar para eles que para brincar não é preciso gastar. Uma boa opção é ensinar para eles as brincadeiras que você mais gostava e assim também brincar junto com eles. Se não lembra mais ou está sem ideia, algumas dicas para ajudar:

 
Amarelinha: faça um risco no chão e numere de 1 a 10, no ultimo faça um arco representando o céu. Pule com um pé só dentro de cada quadrado, sem errar.
Roda : forme uma roda e cante cantigas antigas, como pau no gato, ciranda-cirandinha, a canoa virou, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.
 Os piões são conhecidos desde a antiguidade. Existem registros de piões na Babilônia e em Pompéia. Este popular brinquedo infantil também foi citado por grgos cerca de 5 séculos antes de Cristo.

Cela:
  • Faça um círculo (um metro de diâmetro, aproximadamente);
  • Joga-se um pião no centro do círculo;
  • Cada jogador joga um pião dentro do círculo (cela) sobre o que está lá. tenta puxá-lo para fora da "cela";
  • Se o pião ficar, está perdido;
  • Se com a batida no chão retirar qualquer outro pião de lá de dentro, o pião resgatado está ganho.
     Bolinha de gude não é um jogo de azar, mas de técnica. Tudo começa com a posição da mão para o lançamento. Prove que a evolução humana valeu a pena: use seu polegar opositor para lançar a bolinha, anteriormente presa pelo dedo indicador.



Mais imformações:

3 comentários: